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COMENTARIO JUDAICO VII, VIII, IX
COMENTARIO JUDAICO VII, VIII, IX

Comentário Judaico VII - MISHNA

       A Mishná, também conhecida como Mixná ou Mixna é uma das principais obras do judaismo rabínico, e a primeira grande redação na forma escrita da tradição oral judaica, chamada a Torá Oral. Provém de um debate entre os anos 70 e 200 da Era Comum por um grupo de sábios rabínicos conhecidos como Tanaim e redigida por volta do ano 200 pelo Rabino Judá HaNasi.

       A razão da sua transcrição deveu-se, de acordo com o Talmude, à perseguição dos judeus às mãos dos romanos e à passagem do tempo trouxeram a possibilidade que os detalhes das tradições orais fossem esquecidos. As tradições orais que são objeto da Mishná datam do tempo do judaismo farisáico. A Mishna não reclama ser o desenvolvimento de novas leis, mas meramente a recolecção de tradições existentes.

       A mishna é considerada a primeira obra importante do judaismo rabínico e é uma fonte central do pensamento judaico posterior. A lista dos dias de festa conhecida como Meguilat Taanit é mais antiga, mas de acordo com o Talmude já não esta em vigor. Comentários rabínicos à Mishna nos três séculos seguintes à sua redação, guardados sobretudo em aramáico, foram redigidos como a Guemará. 

Comentário Judaico VIII

       Você sabia que: Houve mais de 50 pretendentes messiânicos nos ultimos 2.000 anos de historia judaica. Começando por Todah ou Theudas e Judah HaG'lili (Galileu) (At. 5.36,37) continuando com Shim'on Bar-Korsiba, morto no ano 135 E.C, reconhecido como Bar-Kochua, filho de uma estrela, esse converteu-se ao Islanismo e Jacob Frank que se converteu ao Catolicismo. Nenhum deles cumpriu o critério estabelecido pelo Tanakh (AT), no que se refere a identidade do Messias, enquanto Yoshua cumpria todas as que são aplicáveis a sua primeira vinda.

1. Yoshua foi odiado sem razão. Profetizado em Isaias 49.7 se cumpriu em Yn 15.24,25.

2. Foi rejeitado pelos líderes. Profetizado em Sl.118.22, se cumpriu em Mt.21.42; Yn 7.48.

3. Foi traido por um amigo. Profetizado em Sl.41.9; 15.12-15, se cumpriu em Mt. 26 21-25; Yn 13.18,19; At.1.16-18.

4. Vendido por 30 moedas de prata. Profetizado em Zc.11.12 cumpriu-se em Mt.26.15.

5. Sujeito a ter seu preço dado por um campo de oleiro. Profetizado em Zc. 11.13, se cumpriu em Mt.27.7.

6. Abandonado por seus Talmidim. Profetizado em Zc. 13.7, se cumpriu em Mt. 26.31-56.

7. Esbofeteado no rosto. Profetizado em Mq 4.14; 5.1, se cumpriu em Mt. 27.30.

8. Cuspido. Profetizado em Is. 50.6, se cumpriu em Mt.26.67,68; 27.31.

9. Escarnecido. Profetizado em Sl.22.8,9, se cumpriu em Mt. 26 67,68; 27.31.

continua...

Comentário Judáico IX

MATTITYAHU 8 (Mateus) A CURA DE UM LEPROSO

No século I, o judaísmo tinha desenvolvido uma lista dos principais sinais que o verdadeiro Messias teria de apresentar como prova de sua identidade (MT. 16.1-4). Curar um leproso era uma delas, outro sinal era expulsar um demônio surdo, mudo e cego (12.22,23) e outros sinais messiânicos com referencias em (Mt. 11.2-6; Jo. 6.25-35; 9.1-41; 11.1-52).

1. O leproso começa dizendo: Senhor que vem do grego Kurios. Ele inicialmente reconhece que não estava diante de um falso Messias ou de um milagreiro qualquer.

2. Se você quiser, pode me purificar, não apenas libertar da Tzara’at chamada lepra em muitas traduções, mas provavelmente esta lepra não seria a hanseníase que é o significado atual da lepra; mas também o senhor pode me manter ritualmente limpo que vem do hebraico tahor para que eu não seja separado da comunidade. Duas razões fazia o leproso ficar separado da sociedade. A primeira era que por ser a lepra transmissível o leproso tinha que viver isolado e a segunda é que ser vitima da lepra era estar totalmente em pecado e o cidadão não podia comparecer na Sinagoga, primeiro o sacerdote ou Kohen deveria examiná-lo (Lev. 13 e 14).

3. Não conte isso a ninguém. Na primeira parte de seu ministério Yeshua não fez publicidade do fato que Ele era o Messias, porque as pessoas tinham a expectativa de um Messias que iria libertar Israel de Roma e governar em glória, não alguém que morreria a morte de um criminoso, pois nesta época Israel vivia sob o domínio romano, se Ele tivesse se identificado publicamente como o Messias, as pessoas teriam tentado fazer dele um Rei ali e naquela hora, como tentaram logo depois (Jo. 6.15). Se a tentativa fosse bem sucedida com Jesus governando em glória, ele não teria cumprido a profecia de Isaias 53, de um Messias que deveria sofrer e morrer, e sabemos que apenas com a sua segunda vinda Jesus cumprirá as profecias concernentes a era messiânica de Paz Mundial.

4. Vá, deixe o Kohen o examinar e ofereça o sacrifício ordenado por Moises em Levitico 14.1-32. Em outras palavras Ele queria dizer: Faça o que a Tora determina depois dessa doença de pele. Mande primeiramente uma mensagem para os lideres religiosos para que eles saibam que o Messias veio e fez sua obra, fazendo apenas o que o Messias pode fazer, ou seja, o testemunho para o povo deve seguir pelos meios oficias, inicialmente deve começar pela liderança.